domingo, 8 de fevereiro de 2015

Operação Veículo Protegido

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou, através da ‘Operação Veículo Protegido’, a abordagem a 721 veículos em todo o Estado, na manhã desta quinta-feira (05). A ação, que teve caráter educativo, alcançou um número de mais mil pessoas, entre condutores e ocupantes, que receberam orientações sobre a correta utilização do extintor ABC e de como agir em caso de incêndio veicular.
A iniciativa, que aconteceu simultaneamente nos principais municípios da Paraíba, teve uma ótima aceitação do público. O comerciante Tibiriça Sousa, que há cerca de 60 anos conduz veículos, elogiou a ação e revelou que não sabia como utilizar extintores de incêndio. “Em todo esse tempo de direção, nunca precisei, então achava que era só pegar e apertar. As orientações foram muito úteis para mim”, contou ele.
Além de João Pessoa, foram cobertas pela operação outras cidades polos como Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Patos, Pombal, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras.  Em todas elas, as equipes se posicionaram em pontos estratégicos para passar instruções detalhadas para os condutores e passageiros.
“Repassamos informações essenciais, a exemplo da necessidade de manter o extintor fora do saco plástico, já que em casos de incêndio o material pode ser atingido e o condutor ficar impedido de pegar o equipamento”, orientou o chefe da Seção de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, major Tiago Aragão, que acompanhou a operação.
Ele lembrou, ainda, que as chamas em veículos se alastram rapidamente e é preciso que o condutor tenha acesso fácil ao extintor.  “Sempre se deve romper o lacre e utilizar o extintor no sentido vertical, direcionando para o foco do incêndio. Não adianta apontar o para qualquer direção das chamas, tem que ser onde ela começa”, alertou o oficial, ao acrescentar que as pessoas devem estar atentas a validade do equipamento, que é de cinco anos, e ao medidor de pressão.
Quando esse equipamento, chamado de manômetro, aponta para a cor vermelha, significa que o extintor não tem mais pressão para expelir a substância (água, pó ou co2), ou seja, não poderá combater o incêndio. “O correto é que ele esteja apontando para a cor verde”, completou o major Aragão.
Dados - Em todo o ano de 2014 a corporação registrou, na Paraíba,  288 ocorrências envolvendo incêndios em veículos, o que mostra a importância do condutor saber agir adequadamente para combater com eficácia incêndios veiculares em fase inicial.
Normatização – A resolução 333/2009, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabeleceu que todos os veículos automotores devem circular equipados com extintores do tipo ABC. O equipamento possui composição que permite combater incêndios em madeiras, estofados, plásticos, entre outros materiais.
Já o modelo anterior, o ‘BC’, apenas era utilizado para extinguir chamas em líquidos inflamáveis (gasolina, diesel, álcool) e materiais energizados (sistema elétrico). A determinação entrou em vigor em primeiro de janeiro, mas foi suspensa por 90 dias.
Como agir em caso de incêndio veicular:
- 1º Estacione o veículo em um local seguro;
- 2º Retire rapidamente todos os ocupantes do veículo;
- 3º Localize o extintor de incêndio e rompa o lacre de segurança;
- 4º Mantenha sempre o extintor de incêndio na posição vertical;
- 5º Localize o foco do incêndio;
- 6º Acione o extintor direcionando o jato para base do fogo;
- 7º Combata o incêndio fazendo movimentos de varredura;
- 8º Se o incêndio ocorrer no motor do veículo abra lentamente o capô, e após localizar o foco, acione o extintor direcionando o jato para base do fogo realizando movimentos de varredura;
- 8º Não esqueça de simultaneamente acionar o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193.































Ascom 2ªCBM/6ºBBM - Pombal
Fotos: Ten Jardel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a Visita.