sábado, 28 de fevereiro de 2015

Incêndio em residência na cidade de São Bentinho-PB

Por volta das 2:00h da madrugada de hoje (28/02) a 1ª Companhia de Bombeiro Militar/6ºBBM de Pombal atendeu a um chamado de incêndio em residência na cidade de São Bentinho-PB.

O incidente aconteceu na Rua Joaquim Felinto dos Santos, Centro, próximo à Câmara Municipal. Chegando ao local foi constatado a vericidade da solicitação e iniciado o combate ao incêndio que durou cerca de uma hora e meia.

A causa do incêndio foi criminosa. Após o combate, foi feito a prisão em flagrante do acusado que confessou o crime. Este é filho da proprietária da residência e morava lá mesmo.

Ascom 1ªCBM/Pombal
Fotos: 1º Ten Everson















quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Balanço Final da Operação Carnaval na Região de Pombal


Durante os quatros dias de Carnaval a 1ª Companhia de Bombeiros de Pombal realizou a prevenção na sede (Pombal) e na cidade de Paulista, onde guarda-vidas realizaram a Prevenção Aquática no Rio Piranhas, local tradicional do carnaval da cidade.

Foram distribuídas pulseiras para identificação para as crianças além do panfleto informativo com dicas de segurança para o carnaval.


No total foram prestados 30 atendimentos, conforme:

Primeiros Socorros - 10
Vitima de Arma Branca - 01
Vistorias e Fiscalizações - 01
Prevenção - 11
Prevenção Aquática - 04
Combate a incêndio - 01
Corte de Arvore - 01
Abertura de Imóvel - 01


Ascom 1ªCBM/Pombal

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Bombeiros de Pombal atendem vítima de arma branca

Por volta das 20h, a 1ª Companhia de Bombeiro Militar/6ºBBM-Pombal juntamente com o SAMU atendeu a uma ocorrência com vítima de arma branca.

O fato aconteceu no bairro Nova Vida, próximo ao Açude, ao chegar no local a guarnição se deparou com a vítima sentada na calçada, consciente e orientada, recebeu os primeiros atendimentos, onde foi constatado um total de seis perfurações na região torácica posterior e foi socorrida para o HRP.

Uma equipe médica do SAMU de Pombal deu suporte ao atendimento durante o socorro para o hospital dentro da ambulância do Corpo de Bombeiros.



Ascom 1ªCBM/Pombal
Fotos: Sd Gerson

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Bombeiros iniciam a Operação Carnaval 2015

Com a cobertura de seis cidades, a 1ª Companhia de Bombeiro Militar/6ºBBM-Pombal planejou de forma estratégica toda Operação. Em Paulista por exemplo, foram empregados militares na função de Guarda-Vidas onde além da prontidão, entregaram aos banhistas panfletos com dicas de segurança e  pulseiras de identificação para crianças.

Cidades atendidas: Pombal, São Domingos, Lagoa, Paulista, São Bentinho e Cajazeirinhas.


Bombeiros de Pombal atendem Incêndio em Serraria

Por volta das 19h00min de ontem (13/02), os Bombeiros de Pombal atenderam a um chamado de incêndio. O sinistro aconteceu em uma serraria na saída para Paulista.

Foram deslocadas para o local as viaturas AR-28 (para realizar possíveis atendimentos de primeiros socorros) e ABSL-06 (para combater o fogo).

Chegando ao local, foi constatado que se tratava de um princípio de incêndio e este foi facilmente controlado.









Ascom 1ªCBM/Pombal

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Acidente na BR-230 no dia 03/02 deixa um óbito e um ferido

Por volta das 07:30 da última terça-feira (03/02) a 2ªCBM/6ºBBM-Pombal foi informada de um acidente na BR-230 próximo à entrada da cidade de São Domingos de Pombal. Chegando ao local foi constatado pelo médico do SAMU que a vítima já estava em óbito, presa às ferragens de seu carro (um Chevrolet Celta preto). Usava sinto de segurança, mas devido à gravidade dos ferimentos não resistiu. O outro condutor dirigia um Fiat Gran Siena branco e estava com uma fratura na perna, porém consciente. Seu carro possuía airbag. O mesmo foi atendido pela equipe do SAMU e conduzido ao Hospital Regional de Pombal.


A vítima era a enfermeira Flavia Cristina Fernandes de Oliveira de 32 anos que trabalhava no SAMU da cidade de Pombal. Ela havia terminado o plantão na mesma cidade e estava se dirigindo à cidade de Sousa, onde residia, quando colidiu frontalmente com o outro veículo. Após ser retirada das ferragens a vítima foi entregue aos cuidados do Policial Rodoviário Federal Mario Filho que estava na VTR 13967, placa Jkk-3928, e conduzida ao Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) da cidade de Patos-PB.



Operação Veículo Protegido

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou, através da ‘Operação Veículo Protegido’, a abordagem a 721 veículos em todo o Estado, na manhã desta quinta-feira (05). A ação, que teve caráter educativo, alcançou um número de mais mil pessoas, entre condutores e ocupantes, que receberam orientações sobre a correta utilização do extintor ABC e de como agir em caso de incêndio veicular.
A iniciativa, que aconteceu simultaneamente nos principais municípios da Paraíba, teve uma ótima aceitação do público. O comerciante Tibiriça Sousa, que há cerca de 60 anos conduz veículos, elogiou a ação e revelou que não sabia como utilizar extintores de incêndio. “Em todo esse tempo de direção, nunca precisei, então achava que era só pegar e apertar. As orientações foram muito úteis para mim”, contou ele.
Além de João Pessoa, foram cobertas pela operação outras cidades polos como Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Patos, Pombal, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras.  Em todas elas, as equipes se posicionaram em pontos estratégicos para passar instruções detalhadas para os condutores e passageiros.
“Repassamos informações essenciais, a exemplo da necessidade de manter o extintor fora do saco plástico, já que em casos de incêndio o material pode ser atingido e o condutor ficar impedido de pegar o equipamento”, orientou o chefe da Seção de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, major Tiago Aragão, que acompanhou a operação.
Ele lembrou, ainda, que as chamas em veículos se alastram rapidamente e é preciso que o condutor tenha acesso fácil ao extintor.  “Sempre se deve romper o lacre e utilizar o extintor no sentido vertical, direcionando para o foco do incêndio. Não adianta apontar o para qualquer direção das chamas, tem que ser onde ela começa”, alertou o oficial, ao acrescentar que as pessoas devem estar atentas a validade do equipamento, que é de cinco anos, e ao medidor de pressão.
Quando esse equipamento, chamado de manômetro, aponta para a cor vermelha, significa que o extintor não tem mais pressão para expelir a substância (água, pó ou co2), ou seja, não poderá combater o incêndio. “O correto é que ele esteja apontando para a cor verde”, completou o major Aragão.
Dados - Em todo o ano de 2014 a corporação registrou, na Paraíba,  288 ocorrências envolvendo incêndios em veículos, o que mostra a importância do condutor saber agir adequadamente para combater com eficácia incêndios veiculares em fase inicial.
Normatização – A resolução 333/2009, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabeleceu que todos os veículos automotores devem circular equipados com extintores do tipo ABC. O equipamento possui composição que permite combater incêndios em madeiras, estofados, plásticos, entre outros materiais.
Já o modelo anterior, o ‘BC’, apenas era utilizado para extinguir chamas em líquidos inflamáveis (gasolina, diesel, álcool) e materiais energizados (sistema elétrico). A determinação entrou em vigor em primeiro de janeiro, mas foi suspensa por 90 dias.
Como agir em caso de incêndio veicular:
- 1º Estacione o veículo em um local seguro;
- 2º Retire rapidamente todos os ocupantes do veículo;
- 3º Localize o extintor de incêndio e rompa o lacre de segurança;
- 4º Mantenha sempre o extintor de incêndio na posição vertical;
- 5º Localize o foco do incêndio;
- 6º Acione o extintor direcionando o jato para base do fogo;
- 7º Combata o incêndio fazendo movimentos de varredura;
- 8º Se o incêndio ocorrer no motor do veículo abra lentamente o capô, e após localizar o foco, acione o extintor direcionando o jato para base do fogo realizando movimentos de varredura;
- 8º Não esqueça de simultaneamente acionar o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193.































Ascom 2ªCBM/6ºBBM - Pombal
Fotos: Ten Jardel

Militar da 2ªCBM/6ºBBM-Pombal é promovido à graduação de 3º Sargento

Na última terça-feira (03/02), o Militar ROMILSON SILVA ARAUJO da 2ªCBM/6ºBBM - Pombal, foi promovido à graduação de  3º Sargento. Segue abaixo o Ato do Comandante Geral Nº 009/2015 constante em Boletim interno.

4.1.1 - ESTADO DA PARAÍBA - CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DA
PARAÍBA
Ato do Comandante Geral Nº 009/2015
João Pessoa/PB, 3 de fevereiro de 2015
O COMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DA PARAÍBA, no uso
das atribuições que lhe são conferidas pelo Inciso VII do Artigo 13
do Regulamento de Competência dos Órgãos da PMPB, aprovado pelo
Decreto Nº 7.505 de 03 de fevereiro de 1978, c/c com o Art. 18 do
Decreto Nº 8.463 de 22 de abril de 1980, os Incisos de I a VI do
art. 1º e o art. 2º do Decreto nº. 23.287, de 20 de agosto de 2002 e
em conformidade com o Art. 8º da Lei Nº 8.443 de 28 de dezembro de
2007, RESOLVE:
PROMOVER à Graduação de 3º SARGENTO BM, a contar de 03 de fevereiro
de 2015, os Bombeiros Militares Estaduais relacionados abaixo, por
terem concluído com aproveitamento o CHS (Curso de Habilitação de
Sargentos) e preencherem devidamente os requisitos exigidos pelo
Decreto Estadual nº 23.287 de 20 de agosto de 2002. Em conseqüência,
os supracitados Bombeiros Militares, ora promovidos, permanecem no
QSGBM (Quadro Suplementar de Graduados).
514.372-1 CABO DEMETRIO DE ALBUQUERQUE MELO JUNIOR
514.883-9 CABO EURIVALDO GOMES
514.892-8 CABO MANOEL MESSIAS OLIMPIO DOS SANTOS
515.449-9 CABO JOSE RAMOS
515.682-3 CABO SEVERINO FERREIRA DE LIMA
515.684-0 CABO SIDRENYS DE ANDRADE ALVES
516.461-3 CABO FRANCINALDO ALMEIDA TORRES
518.144-5 CABO DAVID INACIO DE LIMA
519.030-4 CABO SEVERINO RAMOS PEREIRA DO NASCIMENTO
519.709-1 CABO SERGIO JULIO GOMES DE OLIVEIRA
519.726-1 CABO MARCOS SALATIEL DA SILVA VIEIRA
519.735-0 CABO VALDIR BENICIO DE SA
520.007-5 CABO ROBERTO FERREIRA DO NASCIMENTO
520.022-9 CABO LUIZ GONZAGA NUNES FERREIRA
520.050-4 CABO LUCIANO DE BRITO SILVA
520.061-0 CABO UIRAPURU DA SILVA FLORENCIO
520.198-5 CABO ROMILSON SILVA ARAUJO
(Nota nº 33211 de 03 Fev 2015 - DGP/3)