Para celebrar os 100 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), a corporação realiza uma solenidade militar, na manhã desta sexta-feira (09), no Ginásio o Ronaldão, na Capital. O evento, que terá a presença do governador do Estado, Ricardo Coutinho, terá início às 10h e contará ainda com homenagens a 78 autoridades civis e militares que contribuíram para o crescimento do CBMPB.
Elas serão agraciadas com comendas comemorativas ao centenário da corporação, instituídas pelo governador, através do decreto de número 37.320 – de 31 de março de 2017. “Somos gratos às instituições e autoridades civis e militares que prestaram apoio às ações desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros ao longo desses 100 anos. Por isso, não poderíamos deixar de fazer esse reconhecimento com a entrega das devidas comendas”, afirmou o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros.
Segundo ele, afora as homenagens, na solenidade militar comemorativa também será apresentada a história da corporação e os serviços desenvolvidos hoje pelos mais de 1.200 militares que fazem parte do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. Um desfile de uniformes históricos e uma exposição itinerante de fotos antigas da corporação terão espaço no Ronaldão, que abrigará ainda tropas em forma das diversas modalidades de atendimento do CBMPB.
Entre elas: pelotões de combate a incêndio, busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar; além de representações de cadetes e guarda-vidas. Um momento de grande entusiasmo na solenidade será ainda a apresentação da equipe Especialista em Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), que realizará uma descida vertical (rapel) do centro do Ronaldão. A Banda de Música do CBMPB também acompanhará toda a solenidade.
Além disso, em todo Estado, foi realizada uma Alvorada festiva na qual, por volta das 5:30 da manhã de hoje, viaturas saíram em Trem de Socorro pelas ruas da cidade em comemoração.
Assessoria de Comunicação da 2ªCBM/6ºBBM